Plano Cartesiano Dicas de Viagem

MUNIQUE - ROTEIRO DE TRÊS DIAS COM BATE-VOLTA AO CASTELO NEWSCHWANSTEIN

Com certeza uma das melhores experiências da nossa viagem à Europa foi explorar o que este velho continente oferece em termos de transporte ferroviário. Deslocar-se dentro de um mesmo país ou entre países em linhas férreas é extremamente fácil e em alguns trechos também pode ser muito rápido. Pudemos confirmar essa informação em nossa primeira experiência nos trilhos europeus quando saímos de Paris rumo à Munique (München).

Ainda ressaqueados do Réveillon na Champs-Elysées, saímos da estação de trem Gare de Lyon às 6:40 da manhã do dia 01/01/17 em um trem de alta velocidade operado pela empresa alemã Deutsche Bahn e já no primeiro contato ficamos bastante satisfeitos com o conforto do trem. Colocamos nossas malas (que eram bem grandes) no espaço destinado a elas no vagão do trem e conforme orientações de outros viajantes resolvemos prendê-las para evitar qualquer tipo de problema. Afinal elas ficavam um pouco distantes da nossa visão e como nós éramos marinheiros de primeira viagem (rsrs) resolvemos não arriscar.

A caminho de Munique no trem da empresa Deutsche Bahn
München Hauptbanhnhof

Fizemos baldeação em Sttutgard às 09:48 e ao meio dia finalmente chegamos ao nosso destino, a Estação Central de Munique (München Hauptbahnhof) que é a principal estação ferroviária da cidade. A estação possui vários restaurantes e lanchonetes e fica em ótima localização.

Para nos deslocar até o hotel que reservamos (Hotel Ibis Muenchen City Ost) tínhamos a opção de ir de metrô ou tram (bonde), que por sinal é um meio de transporte fantástico e te leva facilmente para quase todos os principais pontos da cidade. Mas resolvemos ir de metrô e como íamos ficar por três dias em Munique, na estação mesmo compramos o passe de metrô Day Ticket que é válido para 3 dias e permite deslocar de tram ou metrô. Há ainda a opção do Single Ticket válido para apenas uma viagem, sendo mais interessante para quem vem ou vai para o aeroporto. No geral o Day Ticket é quase sempre a opção mais vantajosa.

Descemos na estação Josephsburg, que fica a 10 minutos a pé do hotel. Fizemos check in no hotel e sem demora fomos fazer o reconhecimento de território. 

À noite fomos conhecer a principal região da cidade chamada Marrienplatz e lá tivemos o nosso primeiro contato de verdade com a neve. Como era primeiro de janeiro a maioria dos estabelecimentos comerciais não estavam abertos, demos uma volta nos principais pontos e retornamos ao hotel para organizar nossas coisas, descansar para, no dia seguinte, fazer o principal tour planejado para os dias na Alemanha, a visita ao Castelo Newschwanstein.

Primeiro contato com a neve

O Castelo de Neuschwanstein

Castelo de Neuschwanstein

Inpiração para Waldisney, o Castelo, contruído no final do século XIX pelo rei Ludwig II da Baviera, fica próximo às cidades de Hohenschwangau e Füssen a aproximadamente 125 km de Munique e para chegar lá pode-se facilmente fazer um bate-volta de trem partindo da estação central de Munique (München Hauptbahnhof) por cerca de duas horas de viagem ou de carro por aproximadamente 1h40min, por conveniência escolhemos ir de trem.

Pegamos um tram até a estação Hauptbahnhof e um pouco atrasados, mas já com os tickets do trem (Bayern Ticket) em  mãos (ainda bem) pois tínhamos comprado antecipadamente pela internet (compre aqui  o Bayern Ticket para Füssen), só precisávamos rapidamente localizar o trem e encontrar um bom assento para encarar as duas horas de viagem até lá. Porém, ao entrarmos no trem já não havia assentos disponíveis e muitas pessoas estavam em pé, então resolvemos nos sentar em um espaço ainda não ocupado na escada de um dos vagões do trem e com uma paisagem fantástica do lado de fora nem sentimos e tempo passar e logo chegamos a Füssen. Lá mesmo na estação pegamos um ônibus (tickets do ônibus já inclusos no Bayern Ticket) para subir até a bilheteria em Hohenschangau, em um trajeto de apenas 10 minutos.

Vista da janela do trem

Os bilhetes para conhecer o interior do castelo podem ser adquiridos antecipadamente pela internet ou na bilheteria local, e dessa forma nós fizemos, mas ao chegar lá a fila para a compra dos ingressos estava gigantesca e como o tour pelo castelo é feito em turmas e com hora marcada resolvemos não entrar no castelo e somente conhecer a parte externa, o que talvez não tenha sido uma boa escolha, afinal, se está na chuva é para molhar não é mesmo?! Portanto, se você está certo que irá visitar o castelo, fica uma dica: compre as entradas antecipadamente pela internet neste site e otimize seu tempo!

Fila da bilheteria

Com ou sem os bilhetes na mão, a última etapa para chegar até o castelo pode ser feita de charrete (um charme), de ônibus (como estava nevando os ônibus não estavam funcionando) ou a pé, e como a pé era de graça (rsrs) subimos a pé mesmo em uma caminhada de aproximadamente 40 minutos, sem pressa, tendo como recompensa durante o caminho e lá em cima uma paisagem de tirar o fôlego.

Vista do alto do Castelo de Neuschwanstein
Castelo de Hohenschwangau

Para voltar a Munique fizemos o mesmo trajeto ônibus-trem com uma pequena parada na volta para a troca de trem, então vale a pena ficar atento ao painel para não se perder entre as estações.

À noite ainda deu tempo de conhecer a famosa choperia Hofbräuhaus. Construída há mais de 100 anos, a choperia está aberta 365 dias do ano e recebe anualmente cerca de 1,2 milhões de visitantes. Com certeza Hofbrauhaus é ponto de parada obrigatório para quem está de passagem por Munique.

Interior da choperia

Retornamos a Marienplatz no último dia em Munique, tiramos o dia inteiro para andar sem rumo pela região central e conhecer um pouco mais dos diversos restaurantes e, após visitar os principais pontos, fui às compras (claro) enquanto Rafael continuou a sua saga pelos restaurantes e choperias da região.

Onde nos hospedamos

Para os três dias de estadia em Munchen, reservamos pelo Booking o Hotel Ibis Muenchen City Ost. Foi nossa primeira experiência nessa rede de hotel e achamos que valeu muito a pena. O hotel é novo e bonito, o quarto era muito confortável, limpeza impecável e havia na recepção do hotel micro-ondas que pudemos utilizar para esquentar uma de nossas refeições.

O hotel fica em uma área bem afastada da região central, porém em frente ao o hotel há um supermercado grande (não tão grande como os hipermercados do Brasil) mas bem maior que os mercados de Paris e lá pudemos facilmente encontrar tudo o que precisávamos. A estação de metrô mais próxima fica a 10 minutos do hotel e há um ponto de tram quase em frente ao hotel, tornando nossa movimentação pela cidade extremamente fácil. Utilizamos esse meio de transporte pra nos deslocar para diferentes pontos da cidade.

Onde comemos

Como nos hospedamos em hotel, fizemos todas as nossas refeições na rua, com exceção da última noite em que compramos uma porção de comida congelada pronta no supermercado e pedimos para esquentar no micro-ondas da recepção hotel.

Na rua fizemos refeições variadas como as deliciosas comidas típicas locais na feira ao ar livre em Marienplatz, pedimos alguns pratos em restaurantes e claro as fast foods, espalhadas por toda cidade, salvavam quando queríamos comer algo rápido e barato.

Refeições no hotel

E não se esqueça do seguro viagem, pois é o serviço que vai certificar a segurança e tranquilidade da sua viagem. Ele garante ao viajante o amparo necessário em qualquer situação de emergência, oferecendo assistência em caso de eventualidades. 

Assim, dentro do valor das coberturas, o segurado estará coberto de diversas situações como consultas médicas hospitalares, assistência jurídica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos.

Sempre cotamos com a Seguros Promo, pois temos a possibilidade de comparar planos de seguros diferentes.

Dessa forma, você garante o melhor valor e a melhor cobertura para sua viagem. Utilize o código ao lado e reserve com desconto.

Comentários

Pesquise

Siga-nos em nossas Redes Sociais

Lojas Parceiras