Plano Cartesiano Dicas de Viagem

ATENAS - TRÊS DIAS NA CAPITAL DA GRÉCIA

ATENAS - TRÊS DIAS NA CAPITAL DA GRÉCIA​

Ela quase não entrou em nosso roteiro de viagem e no final deixou esses dois aprendizes de viajante apaixonados!

História, arquitetura, os melhores restaurantes as mais lindas boulingeries fizeram cada minuto em Atenas valer totalmente a pena.

Vista da Acrópole de Atenas

Saímos do Cairo em direção à Grécia em um voo da empresa Aegyan às 04:50 da manhã e às 6 horas descemos no Aeroporto Internacional de Athenas El Venizelos.

Para sair do aeroporto em direção à nossa acomodação foi super prático e após seguir as instruções obtidas no stand de informações do aeroporto, pegamos o ônibus X95 em direção à praça Syntagama, que ficava relativamente perto da nossa acomodação. O trajeto de ônibus do aeroporto até a praça dura cerca de uma hora com 16 pontos de parada até a praça, que é o ponto final.

Além de ônibus, para se deslocar de/até o aeroporto de Atenas há a opção de metrô (linha M3) e, claro, táxi/uber, sendo o ônibus a opção mais barata.

Como exposto acima, nossa acomodação ficava relativamente perto da praça (cerca de 12 minutos a pé), porém com mochilas pesadas decidimos pegar um táxi por 5 euros até lá.

Ao chegarmos na acomodação o anfitrião nos aguardava e após as breves instruções sobre o apartamento deixamos nossas malas e fomos conhecer as redondezas.

Rua em que ficava nossa acomodação

À noite saímos para jantar em um restaurante bem próximo ao ap. e logo experimentamos Gyros Pita, a comida mais famosa da Grécia, na verdade é um sanduiche recheado com carne assada tomate, cebola e molhos, realmente delicioso!

Gyros Pyta

Iniciamos o segundo dia em Atenas com visita ao principal ponto turístico da cidade, a Acrópole de Atenas que reúne construções mundialmente famosas como o Partenon, o Erechteion, o teatro de Dyonísio, dentre outros.

Como a visita à Acrópole foi o principal e mais demorado passeio da cidade, contamos tudo sobre nossa ida à Acrópole de Atenas – como chegar, valores e o que visitar – neste post.

Descemos a Acrópole em direção ao bairro Monastiraki, famoso pelo comércio, pelos restaurantes e lojas de souvenires. Caminhar pelas ruas do bairro, principalmente nas ruas Adrianou e Ermou, e se perder em suas ruelas faz parte da experiência “estar em Atenas”.

Monastiraki possui inúmeras lojas de souvenires e uma dica: dependendo do que for comprar pesquise em várias lojas pois os preços podem variar bastante!

Rua Monastiraki

No terceiro dia em Atenas visitamos a Ancient Agora (Ágora de Atenas), um sítio arqueológico localizado abaixo da parte noroeste da Acrópole de Atenas em frente à rua Adrianou também no bairro de Monastiraki.

Ágora funcionava como uma praça onde as pessoas se reuniam para fins comerciais, religiosos, políticos dentre outros. Hoje poucas de suas construções ainda estão em pé, com destaque para o Templo de Hefestus – o mais bem conservado templo da era clássica grega – e para o Stoa de Attalos, reconstruído na década de 50 com base na aparência da construção original erguida com estrutura típica da era helenística por volta de 150 a.C., hoje a construção abriga o museu Ágora. porém o que mais nos chamou atenção no sítio foi a história contada em suas próprias ruínas.

O ticket de entrada para a Ancient Agora custa 7 euros e você comprar diretamente na portaria sem maiores problemas.

Antiga Ágora e ao fundo a Acrópole de Atenas
O conservado Templo de Hefestus

Saímos da Ancient Ágora e decidimos fazer uma caminhada de cerca de uma hora (uma hora para ir e uma para voltar) até o monte Licabetus (Lycabettos). O monte possui 280 metros de altura e é o ponto mais alto de Atenas. Sim, sair da região central e chegar até lá a pé é um teste de resistência rsrs, mas sem dúvida vale o esforço e se pudesse voltar lá, com certeza faria toda a caminhada novamente.

Para aqueles que não querem ou não podem ir caminhando há um bondinho que sai da rua Aristippou e vai até o topo e custa 7 euros. Lá de cima a vista é panorâmica e dá para ter uma noção do tamanho da cidade.

Caminho até o alto do Monte Licabetus
Vista de Atenas do alto do Monte Licabetus

Descemos o monte (a pé, claro) até Monastiraki novamente, dessa vez para experimentar outra delícia grega, o Souvlaki espetinho de carne servido com pão molho e batatas fritas.

Souvlaki

Na última noite em Atenas, saímos para jantar em um charmoso e aconchegante restaurante pouco turístico, indicado por nossa anfitriã. Para fechar a nossa lista de pratos gregos a experimentar nessa viagem, pedimos uma salada grega acompanhada de fígado de boi. Para ser bem sincera, não foi o melhor custo benefício da viagem, mas como sempre, no final, vale a experiência.

Salada grega com fígado de boi acebolado

Onde nos hospedamos

Reservamos pelo Airbnb um apartamento em uma região muito bem localizada, bem próximo à Acrópoli e ao bairro Plaka – um dos principais bairros turísticos de Atenas. O acesso até os pontos turísticos era super fácil (fizemos tudo a pé) em frente ao apartamento estação de metrô, supermercado, bares, lojas de souvenires…dentre outras comodidades que nos fez sentir como se estivéssemos hospedados na melhor rua da cidade! O apartamento era extremamente limpo, organizado e aconchegante.

Resumindo: mais uma vez valeu muito a pena reservar nossa acomodação pelo Airbnb. E se você tem dúvidas sobre como fazer reserva de acomodação pelo Airbnb e quer dicas de como não cair em uma furada (sim, é possível) explicamos direitinho neste post. 

Localização exata da nossa hospedagem em Atenas

Onde comemos em Atenas

Apesar de termos nos hospedado em um apartamento para que pudéssemos realizar a maioria de nossas refeições em casa, fizemos muitas das nossas refeições na rua. Para nós Atenas foi um daqueles lugares onde se decepcionar com a comida foi quase impossível (quase rsrs) em geral as refeições em cafés e restaurantes de lá foram de qualidade e sempre frescos.

Sem exageros, os restaurantes, cafés, boulangeriers, patisseiries, gelaterias de Atenas são simplesmente fantásticos, com certeza os mais bonitos de todas as cidades que pudermos visitar até hoje. Além disso não achamos os preços demasiadamente caros em relação a outras cidades europeias e as refeições oferecidas – incluindo pratos típicos – sempre eram de primeira qualidade.

Dica: dois lugares no bairro Monastiraki onde comemos e definitivamente recomendamos pelo preço e qualidade: Beneth e Meliartos.

Moussaka
Jantar feita por nós no Airbnb

Temperatura em Atenas em Janeiro

Já saímos do Brasil abastecidos de roupas de inverno para, talvez, enfrentarmos um rigoroso inverno na Grécia. E, ao chegarmos no Egito, acabamos usando boa parte das roupas de inverno lá mesmo, já que imaginávamos que as temperaturas por lá, mesmo no inverno, não ficassem abaixo dos 20 graus.

 

Se no Egito as temperaturas estavam em torno dos 14 graus, então já estávamos com medo do que nos esperava na Grécia. Porém para a nossa surpresa a temperatura em Atenas estava super amena – média de 13 graus. Durante o dia usávamos no máximo uma blusa fina por baixo do casaco e boa parte das vezes o casaco foi dispensável. À noite as temperaturas caíam um pouco mais, porém nada que atrapalhasse algum passeio, duas blusas grossas por baixo do casaco e estava tudo certo.

Dica: durante a baixa temporada de 01/11 a 31/03, o ticket de entrada nos monumentos de Atenas possuem tarifa reduzida (50%). Talvez essa seja uma ótima época para visitar a cidade gastando um pouco menos.

E não se esqueça do seguro viagem, pois é o serviço que vai certificar a segurança e tranquilidade da sua viagem. Ele garante ao viajante o amparo necessário em qualquer situação de emergência, oferecendo assistência em caso de eventualidades. 

Assim, dentro do valor das coberturas, o segurado estará coberto de diversas situações como consultas médicas hospitalares, assistência jurídica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos.

Sempre cotamos com a Seguros Promo, pois temos a possibilidade de comparar planos de seguros diferentes.

Dessa forma, você garante o melhor valor e a melhor cobertura para sua viagem. Utilize o código ao lado e reserve com desconto.

Siga-nos no Instagram

The access token could not be decrypted. Your access token is currently invalid. Please re-authorize your Instagram account.