Plano Cartesiano Dicas de Viagem

MONSERRAT

BATE-VOLTA ATÉ MONSERRAT A PARTIR DE BARCELONA

MONSERRAT

BATE-VOLTA ATÉ MONSERRAT A PARTIR DE BARCELONA

Reservamos o último dia em Barcelona para fazer um bate-volta até Montserrat, ficamos na dúvida se realmente valia a pena gastar um dia inteiro para visitar o monte. Sim, é preciso reservar um dia inteiro para ir até lá, e tínhamos medo de ser só mais um daqueles lugares em que você vai e ao chegar percebe que não valeu muito a pena e que existem muitos lugares, inclusive no Brasil como ele e tal…

Enfim, fato é que nós resolvemos ir e, valendo a pena ou não, podemos contar a experiência aqui para vocês.

Como chegar até Montserrat

Para chegar até o monte partindo de Barcelona é preciso pegar o trem da linha regional (trem R5) na estação de metrô Plaça Espanya, o ticket para ida e volta custa 20 euros e você deve compra-lo lá mesmo na estação nas máquinas de venda automática ou no posto de informação. Optamos comprar no posto de informação para obter melhores orientações sobre o trajeto.

 

Há várias opções de tickets para o monte (alguns incluem somente a ida até o monte, outros de valores maiores já possuem passeios pelos funiculares inclusos). Portanto na hora da compra peça informações para que você faça a escolha que melhor se adeque ao seu caso. Mais informações sobre opções de tickets você encontra aqui.

 

Dentro da estação é preciso ficar atento à plataforma de onde saem os trens regionais até Montserrat, por isso siga as placas de indicação dentro da estação e não hesite em pedir informação caso seja necessário.

 

Tickets na mão, embarque realizado e lugarzinho na poltrona garantido, foi só aguardar os 50 minutos de viagem, com várias paradas, até a cidade de Monistrol de Montserrat (aos pés do monte) onde descemos na estação de mesmo nome e de lá pegamos o trem cremalheira que leva até o alto do monte (15 minutos até o alto).

 

A baldeação para o trem cremalheira já está inclusa no valor do ticket adquirido na estação (20 euros). Há também a opção de subir de teleférico e caso você opte por esse meio de transporte, deve descer na estação Aeri de Montserrat que fica anterior à estação Monistrol de Montserrat.

 

Atenção: na ida o trem cremalheira faz uma pequena parada na estação Monistrol Vila – para embarque de pessoas que vão até a estação de ônibus/carro – cuidado para não descer por engano.

Vista da janela do trem cremalheira

Lá em cima nada de monotonia, pelo contrário, há toda a estrutura de restaurantes além da principal construção: o Monastério de Montserrat onde está localizada a basílica que guarda a estátua da Virgem de Montserrat. Muitas pessoas, inclusive, visitam o monte somente para ir até o monastério, sendo um ritual de muitos que passam por lá deixar uma vela acesa do lado de fora da construção em troca de algum pedido ou graça conquistado.

Em horários determinados, há a apresentação da Escolania de Montserrat (coral formado por meninos).

Atenção: para visitar o interior da basílica é necessário vestimentas adequadas (nada de short, saia curta, bermudas e ombros de fora) além disso não é permitido tirar fotos no interior da igreja. Portanto, mesmo que outras pessoas não respeitem, seja um bom turista e evite tirar foto no local.

No alto do monte
Monastério de Montserrat

A vista do alto – até o ponto onde chegam trem cremalheira e teleférico – é realmente muito bonita e a paisagem de formações rochosas bem peculiares o torna ainda mais interessante.

Gastamos um bom tempo apreciando a paisagem e, claro, tirando as fotos abaixo.

Peculiares formações rochosas do monte
Foto tirada a partir do mirante Mirador dos Apòstols

O funicular de Saint Joan é uma ótima opção para ver o monte um pouquinho mais de cima, ele liga o monastério à ermita de Sant Joan.

Há também o funicular de Santa Cova que vai até o local onde os historiadores dizem que a Virgem de Montserrat foi encontrada. Após descer, caminhe por cerca de 15 minutinhos e chegará até a capela Santa Cova que está cravada em uma pedra na encosta do monte. Para nosso azar nenhum dos dois funiculares estavam funcionando e então nosso passeio ficou um pouco mais curtinho.

Funicular de Saint Joan - fonte: pinterest

E então vale ou não vale a pena ir até lá? Sim, vale. Contanto que você tenha tempo de sobra em sua passagem por Barcelona.

 

Para nós valeu sim a pena ir até lá, principalmente porque pudemos compartilhar aqui. O monte é sim um local bonito e até o trajeto de trem cremalheira rende bons cliques do caminho até o alto. Mas não espere encontrar algo muito surpreendente que não seja possível encontrar aqui mesmo no Brasil – moramos em Minas e monte é o que não falta por aqui. Na verdade o que mais nos impressionou foi a estrutura das construções no monte como a capela de Santa Cova cravada na pedra. Além disso os meios de transporte modernos e eficientes no monte fazem qualquer brasileiro na Europa ficar de queixo caído.

 

Talvez em uma outra época do ano com todas as atrações do monte funcionando, em condições meteorológicas melhores a paisagem chame mais atenção e uma possível trilha pelo monte faça o passeio valer ainda mais a pena.

Seguro viagem

Não se esqueça do seguro viagem, pois é o serviço que vai certificar a segurança e tranquilidade da sua viagem. Ele garante ao viajante o amparo necessário em qualquer situação de emergência, oferecendo assistência em caso de eventualidades. 

Assim, dentro do valor das coberturas, o segurado estará coberto de diversas situações como consultas médicas hospitalares, assistência jurídica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos.

Sempre cotamos com a Seguros Promo, pois temos a possibilidade de comparar planos de seguros diferentes.

Dessa forma, você garante o melhor valor e a melhor cobertura para sua viagem. Utilize o código ao lado e reserve com desconto.

Siga-nos no Instagram

The access token could not be decrypted. Your access token is currently invalid. Please re-authorize your Instagram account.