Plano Cartesiano Dicas de Viagem

ROTEIRO VIETNÃ

HANOI

A CAPITAL DO VIETNÃ

ROTEIRO VIETNÃ

HANOI

A CAPITAL DO VIETNÃ

Partimos de Singapura em direção à capital do Vietnam pela Scoot, principal companhia aérea low cost (baixo custo) de Singapura. Não é a companhia low cost mais confortável do sudeste asiático, mas a única que permite carregar 10kgs na bagagem de mão.

Chegamos em Hanoi ainda de manhã. Da janela do avião foi possível observar a neblina característica de um dia típico nesta época do ano na região. Desembarcamos no aeroporto de Hanói (Aeroporto Internacional de Noi Bai). Noi Bai não é um aeroporto moderno, porém é funcional.

Após o desembarque seguimos para a área de imigração para a emissão do visto de entrada no Vietnã. Sim, o Vietnã exige visto para brasileiros, e para facilitar a sua vida existem empresas na internet que realizam todo o trâmite, desde a orientação para o download do formulário no site do governo vietnamita até o termo de indicação que é enviado via e-mail. A empresa também oferece serviço de translado e auxílio para qualquer imprevisto que porventura venha a ocorrer no aeroporto. Utilizamos e indicamos a VIETNAM-VISA.COM. 

Na imigração é necessário apresentar os documentos solicitados impressos e preenchidos. A emissão do visto custa 25 dólares e recomendamos que você leve o dinheiro trocado pois não há devolução do troco.

Na saída do aeroporto trocamos alguns viet dongs (moeda local) e partimos para o nosso hotel. Foram 40 minutos de Uber até o hotel que reservamos, o May de Ville Legend Hotel.

Obs.: Existe ainda um outro tipo de aplicativo de transporte muito utilizado no sudeste asiático, o Grab. Apesar de famoso nesta região não o utilizamos, pois o Uber se apresentou mais barato nas simulações de viagens que fizemos.

Cocos gelados no aeroporto de Hanoi
Visto do Vietnam

Sobre o local

País de república socialista, o Vietnã faz fronteira com a República Popular da China ao norte e com Laos e Camboja a oeste. Já foi colônia francesa, sendo um dos países que  formava a região da Indochina. Foi invadido pelo Japão, lutou contra a França por sua independência, travou a famosa guerra com o EUA e por último, entrou em conflito com a China.  Vietnamita é a língua falada no país e a moeda usada é o viet dong. 

Hanói é a capital e segunda maior cidade do Vietnã. Localizada na planície do Delta do Rio Vermelho, é limitada por dois lagos: Westlake e Hoàn Kiêmpor, por isto o nome Hanoi, Hà Nội – Entre Rios.  Sua história data de pelo menos 3000 a.c.

Hanói é a porta de entrada para Halong Bay, uma baía considerada Patrimônio Mundial pela Unesco e uma das sete maravilhas do mundo.

Onde nos hospedamos em Hanoi

Localização do Hotel May de Ville Legend

O que fazer em Hanoi

Ao chegar no Old quarter, principal área turística da cidade, é estranho o contraste entre organização e bagunça, pobreza e refinamento nos becos e vielas na região. Existe uma mistura de turistas e locais, motos e carros em ruas estreitas, uma aparente bagunça que funciona e faz do Old Quarter um lugar único. 

É possível passear na cidade e visitar os principais pontos turísticos apenas caminhando, mas é importante atentar-se para não se perder. Em um primeiro contato com a cidade a primeira coisa que se percebe é o típico chapéu de arroz da Ásia (chapéu vietnamita).

Nos bares as cervejas tradicionais Tiger e a local Hanói, muito boas por sinal, se destacam.

Na culinária local, percebe-se a predominância de legumes, verduras e frutos do mar e assim como em boa parte da Ásia, o arroz, largamente produzido no Vietnã, é muito consumido e está presente em diversos pratos típicos locais.

Região do Old Quarter

Nas esquinas é possível encontrar pessoas cantando e tocando músicas locais e o passeio pelo Night Market é indispensável. Há uma diversidade de souvenires bonitos e baratos para comprar, com camisas na faixa de 6 reais, por exemplo. mas o mais interessante é a diversidade e excentricidade da comida dispostas nas barracas.

Night Market e arredores

Ainda no Old quarter é possível visitar o Lago Hoan Kiem, rodeado por bares e lojas. Nele, por meio de uma ponte pode-se visitar o Templo Ngoc Son. A 20 minutos a pé, está localizado o Ho Chi Minh Complex, uma área destinada a reverenciar Ho Chi Minh, um líder do Vietnã. Dentro do complexo pode-se visitar o Mausoléu, onde o corpo de Ho Chi Minh está conservado, e o Museu Ho Chi Minh que guarda por meio de objetos e documentos a história do líder vietnamita.

Em Hanói existem dezenas de agências de turismo voltadas principalmente para o passeio até Halong Bay, 1969 ilhotas de calcário que se elevam das águas à nordeste do Vietnã, bem próximo à fronteira com a China. Fizemos um tour de 2 dois dias por Halong Bay em um cruzeiro quatro estrelas e contamos tudo neste post.

Conclusão

Desembarcamos em Hanói por ser esta cidade a porta de entrada para Halong Bay, e surpreendentemente a cidade de povo humilde e muito receptivo, rica em cultura e história com toda sua simplicidade, deixou estes dois amantes de viagem encantados! Definitivamente, gostaríamos de ter ficado mais alguns dias.

Lago Hoan Kiem

Comentários

Pesquise

Siga-nos em nossas Redes Sociais

Lojas Parceiras