Hurghada, a 460 km do Sudeste do Cairo, é uma cidade litorânea do Egito, fundada no começo do século 20.
Banhada pelo Mar Vermelho, o local era uma vila de pescadores até meados dos anos 90, mas foi crescendo e hoje possui diversos resorts e é um reduto para quem gosta de mergulho.
Com mais de 200.000 habitantes, Hurghada teve um decréscimo do turismo que crescia vertiginosamente até a Primavera Árabe, uma onda de protestos que mergulhou o Egito em uma forte crise econômica e democrática.
Hoje Hurghada procura retomar o crescimento, alavancado, sobretudo, pelos turistas europeus.
Dependendo de onde você estiver poderá chegar até Hurghada de carro, ônibus ou avião. Para quem está no Cairo a melhor opção é de avião, pois os voos são diretos – aproximadamente 1 hora. De ônibus gastará cerca de 6 – 7 horas, se preferir este meio de transporte, existem ônibus que partem diariamente em diversos horários. De Luxor também partem ônibus para Hurghada diariamente de várias empresas de transporte e a viagem dura cerca de 5 horas.
Nós fomos de ônibus partindo de Luxor pela empresa de transporte GoBus (a mais recomendada dentre as empresas de transporte do Egito). Saímos às 7 horas da manhã e chegamos em Hurghada por volta das 13:00, mais tarde do que o previsto pois durante o trajeto o ônibus foi parado pela polícia na rodovia e todos os passageiros tiveram que descer com todas as suas bagagens (inclusive as que estavam no bagageiro) para que elas fossem inspecionadas pelos agentes. Dessa vez, uma inspeção menos demorada mas ainda assim atrasamos cerca de uma hora a nossa chegada em Hurghada.
Uma observação, todos os ônibus que pegamos para nos deslocar dentro do Egito estavam com a TV ligada e aparentemente no último volume rsrs, então aí vai uma dica se você se incomoda com barulho no ônibus: esteja certo que está com o seu fone de ouvido em fácil acesso ou até mesmo um protetor auricular rsrs.
Há opções para todos os bolsos. Desde apartamentos e hotéis baratos até resorts luxuosos. Quando reservamos nossa acomodação em Hurghada decidimos onde ficar pelas avaliações dos usuários no tripadvisor, booking, dentre outros. Alguns hotéis beira-mar, muito bonitos por sinal e com localizações excelentes (talvez as melhores), tinham preços muito atrativos comparado a hotéis que não eram a beira-mar, porém tinham péssimas avaliações principalmente no quesito limpeza, e esse foi um fator que pesou muito na nossa escolha.
Por isso ao reservar a sua acomodação em Hurghada (ou qualquer outro destino) esteja sempre atento às avaliações de outros clientes e tome a sua decisão de acordo com aquilo que realmente importa para você.
Nos hospedamos no Lilly Apartment, um apart-hotel localizado a poucos metros da Sheraton Road, a avenida mais famosa da cidade, localizada rente ao mar e rodeada de Resorts, bares, restaurantes e lojas. Alugamos um apartamento inteiro com cozinha bem equipada e tanquinho de lavar roupa via AirBnb. O apartamento era bem limpo e organizado. No terraço, piscina e área social com uma visão fantástica do mar.
Hurghada é uma cidade bem diferente das cidades históricas e mais famosas do Egito, a arquitetura é mais moderna e percebe-se uma grande influência europeia principalmente da Alemanha. Ao chegar em Hurghada por alguns instantes, se não for por alguns detalhes, você poderá até se esquecer que está no Egito.
Como falamos anteriormente, chegamos em Hurghada no início da tarde e, como de praxe, resolvemos explorar um pouco a cidade. É nítida a presença de europeus na região, principalmente de russos e alemães, pudemos perceber nos restaurantes que até os menus continham muitas comidas típicas daqueles países.
No segundo dia em Hurghada fomos para um passeio em alto mar ver de perto azul do mar vermelho (não, ele não é vermelho rsrs). Reservamos no dia anterior em uma agência de turismo próxima ao nosso hotel um passeio em alto mar no Paradise Class, um catamarã de quatro pisos e um piso submarino com várias janelas para uma visão panorâmica do fundo mar. Durante todo o passeio os turistas podem revezar entre admirar a paisagem da proa do navio ou se hipnotizar assistindo o show dos corais e peixes no fundo do mar no piso submarino. No meio do passeio há uma parada e são fornecidos equipamentos para quem quiser praticar snorkeling ou então dar um bom mergulho. Esta região do Egito é uma das melhores do mundo para mergulho, pois há uma extensa vida marinha com uma grande extensão de corais.
O passeio dura cerca de duas horas e o translado do hotel até a marinha está incluso no valor pago pelo passeio.
Depois do passeio de Catamarã, resolvemos voltar a pé para o hotel e seguir na orla da marina para explorar um pouco mais a região que é bem turística e possui muitas lojas e ótimos restaurantes
No caminho visitamos um loja de perfumes egípcios. O Egito tem uma tradição antiga na produção de perfumes. Conta-se a história que Cleópatra gostava de um perfume que hoje é vendido com o nome de Flor de Lótus. Ela passava o perfume de forma triangular: testa e ombros. E isto representava amor, felicidade e vida eterna. Os perfumes naquela época eram mais concentrados, basicamente a essência. Hoje há uma grande diluição em água. Então, cuidado se decidir comprar algum perfume para não comprar gato por lebre rsrs.
Depois do passeio ainda deu tempo de conhecer a praia Orange Beach. Um detalhe importante sobre as praias em Hurghada é que, pelo menos a maioria, não são abertas ao público. Algumas são particulares e pertencem aos resorts beira-mar e as públicas exigem pagamento. O Lilly Apartment tem parceria com a praia Orange Bay e assim tivemos 50% de desconto na entrada, 35 pounds cada.
As praias são bonitas, limpas mas não se comparam à beleza das praias brasileiras.
À noite fomos a um dos mais famosos restaurantes de Hurghada, o Caribean bar. O restaurante fica a beira-mar e definitivamente o recomendamos. O ambiente, a paisagem e preço fez cada minuto lá valer a pena. Pelo ambiente aconchegante, com uma vista de babar achamos o preço justíssimo. Para vocês terem uma noção, pedimos um Stezzinato di funghi: arroz, batatas cozidas, vegetais fritos, carne com molho de cogumelo e purê de batata. Bebemos algumas cervejas e um drink de frutas e tudo isso custou 370 pounds, na conversão, uns 90 reais para comer muito e beber em um restaurante aconchegante em frente ao mar. Em qualquer praia do Brasil pagaria 3x este valor.
No último dia, arrumamos nossas malas e fomos a unidade da Gold’s Gym em Hurghada, a famosa rede de academias californiana onde malhou Arnold Schwarzenegger e muitos outros fisiculturistas consagrados. O day pass da academia custou 200 pounds por pessoa com direito além da musculação, a aulas coletivas, de luta, de usar todos equipamentos, sauna e hidromassagem. a academia possui uma estrutura nova e de alto nível. Valeu a pena a experiência.
E você? Pretende ir para Hurghada?
Então não deixe de visitar as Ilhas Gifton. É possível fazer mergulho, snorkel e outros esportes aquáticos;
É possível ficar em resorts a um preço acessível;
Foi uma ótima experiência ter visitado Hurghada e conhecer o Mar Vermelho. Se estiver indo para o Egito, vale a pena estender sua estadia e passar alguns dias por lá.