Plano Cartesiano Dicas de Viagem

MARROCOS

TATUAGEM DE HENNA

7 BOAS DICAS SOBRE TATUAGEM DE HENNA

MARROCOS

TUTUAGEM DE HENNA

7 BOAS DICAS SOBRE TATUAGEM DE HENNA

Já cheguei em Marraquexe, a primeira cidade que desembarcamos no Marrocos, de olho nos locais que faziam a tal da tatuagem de henna.

Depois de muito pesquisar em Marraquexe, não curti e não senti confiança em nenhum local que me ofereceu o serviço e então acabei não fazendo em Marraquexe e sim em Fez. Apesar de sair facilmente com água, eu não queria pagar para passar alguns dias com um desenho feio na mão ou ter alguma reação alérgica por algum produto de má qualidade utilizado como de alguns relatos que vi na internet. 

Consegui fazer a minha tatuagem em Fez com uma garotinha muito simpática e muito talentosa na principal rua da Medina de Fez, a Talaa Kebira. Logo Baixo do Café Barcelone. Fiz, adorei e recomendo.

Para facilitar a vida de você que também quer se sentir a Jade no Marrocos, reuni as dicas abaixo para que você não erre na escolha do local onde fazer a sua tatuagem.

Eu e minha linda tatuagem de henna

1. Não se tatue no primeiro local que vir pela frente

Normal chegar em um local e querer começar a colocar em prática tudo aquilo que planejou para aquela cidade, porém a medida que for andando pelos pontos turísticos, sonde os preços e preste atenção em lugares onde tenha alguém se tatuando, assim poderá ver se realmente a pessoa sabe desenhar, vi uma monte de gringa com desenhos estranhos (para não falar feios rsrs) nas mãos e ao observar antes poderá evitar que isso aconteça com você.

2. Negocie, negocie, negocie o preço!

Sim, três vezes para que vocês não se esqueçam que no Marrocos negociar faz parte da compra. Quando cheguei em Marraquexe, já fui logo procurando a primeira “tia da henna” que vi e o primeiro preço que ela me disse foi 250 dihams pela tatuagem de henna, eu claro não aceitei e pedi um melhor preço ela foi abaixando até chegar nos 150. Como eu já tinha a intenção de pesquisar nem insisti um preço melhor ainda para que eu e ela não perdêssemos nosso tempo. Na verdade eu estava querendo ver até onde ela ia na negociação.

No final das contas paguei 80 dihams em Fez para fazer a tattoo (como disse acima acabei não fazendo em Marraquexe) e adorei o resultado.

3. Cuidado com as tias da henna

Ao ir a qualquer lugar movimentado em Marraquexe, seja dentro ou fora da medina você vai se deparar com algumas senhoras e suas pastinhas cheias de desenhos, lindos desenhos por sinal, de mãos e pés tatuados e ao dar o mínimo de atenção poderá ser compelido a se tatuar com elas. Mas não caia nesse golpe, sabemos que, como dizia minha mãe, educação é uma chave que abre todas as portas, você não precisa ser mal educada ou rude ao tentar explanar uma negativa. Simplesmente seja incisiva e diga “La, shukran!” (que significa “não, obrigada!” em árabe). Antes de viajar até o marrocos já tinha lido em alguns sites sobre essas senhoras puxarem a mão de turistas e começarem a tatuar sem permissão e isso acreditem aconteceu comigo na Praça Jemaa El-Fna, porém como já tinha lido a respeito, puxei a minha mão rapidamente e disse La, shukran (não, obrigada).

4. Você pode ser pressionada

Tanto em Marraquexe quanto em Fez em alguns lugares elas seguravam a minha mão e olhavam nos meus olhos fixamente e falavam de uma forma como se eu não tivesse saída e era lá mesmo e pronto.

Em Fez teve uma moça que conversou comigo e parecia que ela estava me fazendo um favor, quando negociamos a tatoo por 150 dihams e como tinha sido indicação do anfitrião do Riad achei que lá realmente ia ser o melhor local, eu já estava caindo na lábia dela e quase pedindo pelo amor de Deus para ela segurar por esse preço até eu ir em um ATM buscar o dinheiro. Mas espertinha que sou, logo sondei em outros lugares e encontrei o local onde fui muito bem recebida, sem me sentir em nenhum momento pressionada e lá resolvi fazer minha tattoo, como conto no início da matéria.

5. Pergunte sobre a tinta utilizada

Existem relatos de algumas pessoas que após fazer a tatuagem, tiveram reação alérgica por causa da qualidade do produto utilizado. Existem as tintas sintéticas, geralmente fabricadas na China e existe a Henna que é um pigmento natural, porém menos duradouro. Dependendo da composição/procedência da tinta utilizada (acontece com as sintéticas) algumas pessoas relatam terem tido reação alérgica, coceira e até queimadura. Não dá para ter 100% de certeza que não vão utilizar algo de má qualidade em você, porém só de tirar a dúvida e mostrar preocupação em relação a isso, mostrará que você se preocupa com o resultado. Então, não se acanhe e pergunte sobre o produto utilizado e se há possibilidade de reação alérgica, se necessário peça para ver o tubo de tinta antes de iniciar a tattoo.

6. A tatuagem dura menos do que eles falam

Como falei existem as tintas sintéticas e a henna que é natural. Além disso existe uma variação na cor – preto, marrom e vermelho – a marrom e a preta são tintas sintéticas e a henna possui coloração vermelha. O tempo de duração da tatuagem é diferente para cada cor de tinta utilizada. A preta dura cerca de 15 dias, a marrom 10 dias e a vermelha (de henna) 8 dias.

Fiz a henna (vermelha) e no primeiro dia ela fixou de uma forma que parecia que não ia sair nunca mais, lá pelo quarto dia já evitava lavar a parte de cima da mão porque já estava saindo com muita facilidade.

MInha tatuagem assim que acabei de fazer
Resultado final da minha tatuagem após cerca de 6 horas quando saiu o excesso

7. Escolha o desenho no catálogo de fotos antes de negociar o preço

Ao escolher o desenho no catálogo de fotos antes, você já negociará o preço em cima do desenho pretendido. O valor geralmente muda a depender do tamanho do desenho e detalhes presentes nele. 80 dihams eu paguei por um desenho grande como mostro na foto. Um desenho menor dá para negociar por um preço melhor ainda!

Se tem alguma dúvida, ou tem alguma experiência para contar ou ainda outra(s) dica, comente abaixo e compartilhe conosco!

Comentários

Pesquise

Siga-nos em nossas Redes Sociais

Lojas Parceiras