As dicas deste post valem para as pessoas que, assim como nós, não possuem como objetivo principal e sim como consequência as compras em uma viagem, pois como sempre digo, nosso objetivo é sempre imergir na cultura local e deixar as compras para lugares e momentos que realmente valha a pena.
Com experiência de viagens anteriores em que aproveitamos o máximo da viagem e ainda voltamos com várias comprinhas, resolvemos listar as 4 dicas a seguir que sempre costumamos seguir em todas as nossas viagens.
A melhor forma de poupar tempo (e dinheiro) na hora das compras é sendo objetiva e para isso nada melhor do que ter na mão na hora da compra uma lista de tudo que deseja comprar e na hora de elaborar a lista tente organizá-la em grupos de localização (em quais lojas cada coisa pode ser encontrada).
Uma lista de compras não vai te impedir de comprar algo que não esteja precisando (eu mesmo comprei algumas coisas nas rebajas da Espanha só porque estavam pela metade do preço), mas vai te ajudar a evitar entrar em lojas que não tem nada a ver com o que procura e consequentemente perder tempo de compras.
Existem vários sites que informam aquilo que realmente vale a pena comprar em determinado país. Mesmo em época de promoção, determinados produtos, seja pela desvalorização da moeda brasileira seja por outros motivos, terão um preço equivalente no Brasil. Por exemplo, na minha opinião comprar cosméticos em determinados países da Europa sempre valerá a pena. Sempre que viajo procuro por lojas de cosméticos e os produtos geralmente saem pela metade do preço. Porém nunca comprei eletrônicos por não achar grande diferença nos preços (nos países que já visitei) em relação aos vendidos do Brasil e ainda correr o risco de não estar resguardado pela garantia.
Essa dica vale para aquelas pessoas que vão passar de 4 a 7 dias em determinado local.
Sair comprando enlouquecidamente nos primeiros dias de viagem pode gerar alguns arrependimentos, afinal, principalmente em época de promoções, os preços podem variar bastante e para otimizar as buscas por preços uma opção é seguir a próxima dica.
Sempre em nossas viagens, à medida que vamos passando próximo às lojas que tenho interesse (sempre com minha listinha no celular), sem atrapalhar o passeio, vou observando o preço dos produtos que constam em minha listinha – no geral as lojas se concentram próximo aos pontos turísticos e então em algum momento você passará próximo a elas – e no penúltimo dia saio para buscar nos lugares onde estão os melhores preços e modelos. Nem sempre o produto mais barato é o melhor produto, ao fazer uma pesquisa de preço com certeza irá encontrar o melhor custo benefício.
Em viagens seguimos à risca todas essas dicas, afinal sempre viajamos com o roteiro e orçamento apertado.
Se você tem alguma outra dica valiosa de compras que você usa em suas viagens, comente abaixo e compartilhe conosco a sua experiência!